NA CHINA POLÍTICOS CORRUPTOS PAGAM COM A VIDA

Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou,
que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o
colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a
R$2,4 bilhões.














Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte
Alegre , uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff.
Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar
pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16
bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas
comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta
segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico
resumido no quadro abaixo:


Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China,
a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de
Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria
calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao
PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval
abrigaria o partido mais rico do mundo.
Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil
institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a
do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se
limitasse à demissão.

Dia 19/07/11, o Tribunal chinês sentenciou
a execução de dois prefeitos que estavam envolvidos em desvio de verba
pública.



(Adotada esta prática no Brasil, teríamos que eleger um
Congresso por ano)


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