Ordem de Utilização dos Alimentos Crus
Não só é necessário saber que devemos utilizar alimentos frescos, como também quando temos de o fazer, isto é em que proporção temos de consumir alimentos crus e cozidos.
Deduz se isto de numerosas experiências sobre produtos olorosos e aromáticos, realizadas pelo Prof. Kolath.
Quando se prepara uma refeição vulgar composta por um prato de sopa ou caldo, carne, batatas cozidas e legumes, ou também um desejum constituído por uma xícara de café ou de chocolate, pão com manteiga e marmelada, aumenta o número de leucócitos no sangue, passando num prazo de dez minutos, dos 6000 – 8000 normais por milímetro cúbicos para 10000, e num prazo de 30 minutos para 30000, voltando no fim de 90 minutos ao normal.
Este fenômeno é conhecido desde há quase um século ( Virchow )e qualifica se como leucocitose predial ( significando leucócito se o aumento de glóbulos brancos ).
Tal aumento de glóbulos brancos no sangue produz se também em todas as irritações inflamatórias, especialmente nas enfermidades infecciosas, considerando se em tal caso como uma reação defensiva do corpo contra algo de estranho, isto é, como momentânea reação inflamatória ( Roessle ). Com isto coincide, evidentemente, uma comprovação de Kuschakoff, que mostra que a ingestão de alimentos crus, sem cocção, de vegetais, não leva a um aumento dos glóbulos brancos no sangue, isto é, não se apresenta a reação inflamatória antigamente considerada normal.
Esta reação não se produz, quando a comida cozida se segue à crua.
Kuschakoff também comprovou que uns dez por cento, pelo menos, dos alimentos devem ser consumidos crus e antes dos cozidos, se se quiser evitar esta reação inflamatória.
Origem da Leucocitose Defensiva
Estas observações são hoje tão evidentes que a alimentação natural, viva e não consumida pela cocção, não é considerada estranha nem repulsiva, ao passo que os alimentos cozidos supõem um regime insuficiente para provocar uma defensiva do organismo.
A causa desta reação defensiva encontra se segundo o Prof. Kollath, na falta de fermentos e de substâncias aromáticas da comida cozida.
Índica se, assim, pela vez primeira, o importante significado das substâncias aromáticas naturais.
Estas substâncias sumamente sensíveis ao calor são recebidas nas mucosas bucal ou faríngica e atuam através do sistema nervoso de modo inconsciente, provocando também a reação dos glóbulos brancos.
0 Comentários
Teu comentário e importante.
Comente